Pesquisa rápida

12/11/2008

BTT São Martinho



Mais uma iniciativa levada a cabo pela associação Cultural e Recreativa “Tourencius dos Xudreiros”, dedicada ao Ciclismo (na componente de BTT). Realizou-se Domingo dia 9, através do “Passeio de São Martinho” que juntou na localidade do Vale, um númeropróximo da centena de ciclistas individuais ou integrados em equipas, quer do concelho aguiarense quer de fora dele.
Poucos minutos passavam das 9 horas da manhã desse dia, quando todos se lançaram a caminho acompanhados por carros de apoio e por uma ambulância dos bombeiros voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Registou-se a participação, de um número considerável de atletas doconcelho e dos concelhos vizinhos, bem como de regiões mais distantes. De qualquer forma a presença destes betetistas prova a dimensão das actividades que a Associação de Tourencinho já atingiu, sendo uma das mais dinâmicas a este nível na região.
A saída teve lugar da sede da Associação na localidade xudreirense com os participantes a encetarem uma volta prévia de apresentação e de cumprimentos à localidade, percorrendo as suas ruas principais saindo, então para um trajecto de 45 quilómetros coincidindo em partescom troços pedestres marcados no terreno e com a ecopista de Vila Pouca Aguiar – Pedras Salgadas, sensivelmente a meio do percurso na localidade de Tinhela de Baixo foi fornecido o abastecimento alimentar para repor energias.
As condições atmosféricas estiveram ideais para a prática desta modalidade desportiva que está em crescendo, numa época conhecida por Verão de são Martinho, com os caminhos repletos de folhas que caiem das árvores e por ouriços tombados dos castanheiros.Por isso mesmo a organização no final ofereceu um almoço convivo aos betetistas e seus acompanhantes, bem como aos sócios da ACRTX que se associaram a esta iniciativa.
De destacar a preocupação ambiental da organização em deixar no percurso o mínimo vestígioda passagem do numeroso pelotão, assim o material utilizado na marcação do percurso ser tinta biodegradável, e as fitas e placas sinalizadoras serem recolhidas à passagem do último elemento.
Esta actividade além de apoios concedidos por entidades privadas, contou o apoio logístico da Câmara Municipal, AguiarFloresta- Associação Florestal, Instituto do Desporto de Portugal, GNR e Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, destacando-se o Inatel como principalpatrocinador institucional.

Nota Menos - Para alguns participantes que abusaram da organização ao terem enviado as inscrições e não se terem digando a aparecer ao evento nem avisar com a devida antecedência.
= Ver Fotos Passeio =