Pesquisa rápida

29/03/2010

Rui Rodrigues venceu em Santa Maria da Feira

Foi ao Sprint que Rui Rodrigues do Clube de Ciclismo do Litoral Alentejano, venceu a primeira etapa da Taça de Portugal Liberty Seguros de Masters em Santa Maria da Feira, realizada no passado Domingo.
Terra com muita tradição no ciclismo, foram muitas as pessoas que se posicionaram ao longo das ruas do circuito em torno do Castelo de Santa Maria da Feira para apoiarem os ciclistas.
O triunfo valeu a Rui Rodrigues a liderança da Taça nos masters A. Humberto Silva comanda em masters B e Benjamim Silva é o comandante em masters C. David Garrido (Viveiros Vítor Lourenço) é o melhor entre a elite amadora.
A equipa de Tourencinho esteve presente com seis ciclistas, obtendo as seguintes classificações:

Carlos Lameira: 5º lugar (Elites)
Nuno Miranda: 6º lugar (MasterA)
Luís Lameira: 9º lugar (MasterA)
Carlos Martins: 12º lugar (MasterA)
José Magalhães: 5º lugar (MasterC)

A próxima corrida pontuável para a Taça de Portugal Liberty Seguros Masters disputa-se em Vila do Conde, no dia 24 de Abril.

24/03/2010

Taça Portugal Masters - Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira é este ano o palco de arranque da segunda edição do "Circuito dos Campeões" - Taça de Portugal de Masters, prova a realizar-se no próximo dia 28 de Março.

A Taça de Portugal de Masters é a novidade desta época para os ciclistas do escalão master e elites amadores, sendo repartida por 5 provas. Terá então início a 28 de Março em Santa Maria da Feira, seguirá depois para Vila do Conde em 24 de Abril, Póvoa de Varzim a 23 de Maio, Paços de Ferreira a 27 de Junho e por fim Sintra no dia 18 de Julho.
A prova de Santa Maria da Feira decorrerá em circuito de 7 quilómetros a percorrer em várias voltas, estando a maior dificuldade assinalada com a subida do Castelo com o piso em empedrado. Esta será a primeira prova oficial de estrada que a equipa Skoda Irmãos Leite ACRTX Tourencinho correrá esta época.

23/03/2010

À descoberta do Azibo - 2ª Prova Open Regional Maratonas

Depois de uns dias de chuva intensa arrancou no Domingo em Macedo de Cavaleiros a 2.º prova do Open Regional de Maratonas da Associação de Ciclismo de Bragança, a partida deu-se sob um dia solarengo e com temperatura amena, na linha de meta contavam-se 130 adeptos desta vertente do BTT. Com breve mas cuidada observação às caras que a cada prova vão engrossando este pelotão, podemos perceber quem vai para passear e quem vai para competir, mas sempre num ambiente muito cordial e descontraído até ao momento em que se dá a ordem de partida, e aí, começa o frenesim dos primeiros kms até o folego acabar.
Até ao km 27 o percurso era comum com a meia-maratona, percorrendo uma boa parte do perímetro da maior barragem de terra batida da Europa, a barragem do Azibo, com a sua albufeira classificada como paisagem protegida e com um recorte geográfico singular que em nada se assemelha às albufeiras que nos habituámos a ver.

A partir deste ponto, onde alguns (poucos) puderam repor-se com sólidos e liquidos, no primeiro de uma serie de recheados postos de abastecimento, o percurso desdobrou-se, dando origem ao da maratona e meia-maratona. Por esta altura os ciclistas já se debatiam com problemas de sobreaquecimento, consequência do excesso de agasalho para o dia primaveril com que fomos brindados e das condições do piso, enlameado e barrento que obrigava a um sobreesforço para fazer andar as montadas.
No final, o único queixume que se ia escutando aqui e ali era mesmo da dureza do piso, para as pernas e para a transmissão, quanto a tudo o resto, 5 estrelas, comida e bebida à fartasana, brindes para todos, e como sempre, premios só para alguns, que grosso modo são repetentes.

Quanto às classificações, Francisco Anjos (Liberty Seguros/Run&Bike/ BTT C Chaves) repetiu a vitória da primeira prova em Freixo de Espada à Cinta, seguido do seu colega de equipa Francisco Fernandes, em terceiro lugar ficou Francisco Travassos (CAMIR). Da Equipa Skoda Irmãos Leite/ACRTX/Tourencinho Nuno Miranda foi o 4º classificado, classificando-se ainda Luís Lameira em 6º, Carlos Lameira em 8º, José Magalhães em 11º (1º veterano), Rui Madureira em 19º e Carlos Martins em 21º.

A próxima prova está agendada para o dia 25 de Abril com a "Rota da Liberdade" em Vila Flor.

19/03/2010

Maratona BTT à Descoberta do Azibo - Macedo de Cavaleiros

O Campeonato regional de Maratonas BTT de Trás-os-Montes prossegue este Domingo (21 Março) em Macedo de Cavaleiros com a realização da Maratona BTT à Descoberta do Azibo, organizada pelo Clube Belavista. Serão 71 quilómetros a percorrer pelos bonitos trilhos da região.

16/03/2010

Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com dezenas de milhares de voluntários registados.

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
A Associação Cultural e Recreativa Tourencius dos Xudreiros também se associou a esta iniciativa, e convida todos os interessados a comparecer às 8h30 de dia 20 junto à sua sede.


“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"

11/03/2010

Prova inaugural do Open de Regional de Maratonas (XCM)

No primeiro domingo de Março a Vila Manuelina de Freixo de Espada à Cinta, foi palco da prova inaugural do Open de Regional de Maratonas (XCM) de Trás-os-Montes. Apesar do frio e da chuva que se fez sentir, aos ferozes guerreiros que tantas batalhas travaram na passada época, juntaram-se outros tantos, quem sabe se para travar as mesmas ou talvez outras pessoais batalhas. O certo é que às 9:30h a organização deu a partida e toda a gente sem hesitações se entregou freneticamente ao espírito do evento calcorreando os trilhos do Douro Internacional com as amendoeiras em flor. Como noutros eventos, os quilómetros iniciais serviram para se testarem os adversários , mas à medida que o tempo passava as posições começavam a definir-se e os duros guerreiros que com vontade férrea haviam partido, começavam agora a amolecer por vias da água que os ensopava e pelo estado do piso que insistia em travá-los na sua epica cavalgada até à linha de meta que os aguardava em Freixo.
O primeiro a cruzar a linha de meta foi o Francisco Anjos da equipa (Liberty Seguros/Run&Bike), cara já bem conhecida destes eventos, seguido de Francisco Travassos da equipa (CAMIR) e Francisco Fernandes da equipa (Liberty Seguros/Run&Bike), Nuno Miranda (Skoda Irmãos Leite ACRTX Tourencinho) terminou em sexto lugar e Luís Lameira em 1oº, José Magalhães foi o 12º o que lhe valeu a conquista do primeiro lugar no escalão de veteranos.

Depois, um a um foram chegando todos os outros participantes com um semblante de grande sofrimento, provocado pela dureza do percurso e principalmente pelo intenso frio que se fez sentir. No final um belo e quente banho, um abastado almoço, brindes para todos, e prémios para alguns, foi sem dúvida um excelente início da campeonato btt. A próxima prova esta agendada para dia 21 Março em Macedo de Cavaleiros organizada pela ACDR BelaVista.

04/03/2010

Maratona BTT "Trilhos do Douro" FEC65

Maratona BTT "Trilhos do Douro" FEC 65
Freixo de Espada à Cinta - 7 Março

Em paisagens únicas, em pleno coração do Parque Natural do Douro internacional, uma prova de 65 Km, e outra de 30 km, onde apenas os mais corajosos participam…

BTT Trilhos do Douro FEC65, integra o Open de Maratonas de Trás os Montes e tem a particularidade de juntar no mesmo percurso o selvagem do Douro Internacional e o humanizado do Douro vinhateiro….

Esta será a primeira prova do Open de Maratonas 2010, e onde a equipa Skoda Irmãos Leite ACRTX Tourencinho marcará presença.

Calendario Open de Maratonas de Trás os Montes:

7- Março -
Maratona BTT Flor da Amendoeira - Município de Freixo de Espada à Cinta Freixo de Espada à Cinta
21- Março -
Maratona BTT à Descoberta do Azibo - Bela Vista - Macedo de Cavaleiros
25 - Abril -
Maratona de BTT Rota da Liberdade - Clube de Ciclismo Vila Flor - Vila Flor
16 - Maio -
Maratona BTT Rota do Mineiro - Associação Recreativa e Cultural de Ervedosa/ BTT Ervedosa - Ervedosa (Vinhais)
6 - Junho - Maratona BTT Rota da Cereja - Casa Futebol Clube do Porto de Alfandega da Fé - Alfandega da Fé
19 - Junho -
Maratona BTT Montesinho 101 ACB / Amigos do Campo Redondo - Bragança
26 - Setembro - Maratona BTT Rota da Cebolas - Moto Clube do Corgo - Vila Pouca de Aguiar
3 - Outubro -
Maratona BTT Vimont - Vilar do Monte (Macedo de Cavaleiros)
14 - Novembro -
Maratona da Casa do Futebol Clube do Porto C.F.C.P. de Mirandela - Mirandela.

Calendário: Fonte ACB