Pesquisa rápida

22/06/2009

"TROFEO CONCELLO DE A GUARDA" - Pedro Pinheiro vencedor

Pedro Pinheiro, ciclista ribatejano que representa as cores da equipa de Tourencinho foi o grande vencedor da sétima prova do Open Galaico-Português de ciclismo, o "Trofeo Concello de A Guarda", prova disputada dia 21 Junho na localidade Galega de A Guarda, com passagem por localidades como O Rosal e Oia.
Esta prova em termos de classificações intermédias teve uma meta volante em O Rosal e um prémio de montanha no alto de Torroña, à passagem por esta contagem havia um quintento em fuga com um minuto de vantagem onde estava o nosso cilcista Luís Lameira, também ele com uma excelente prestação nesta prova.
Na aproximação à meta, já com a fuga anulada e com o pelotão agrupado foram sucedendo algumas tentativas de fuga, ao anular uma dessas escapadas a cerca de 2 kms da meta de modo a que Carlos Lameira chegasse bem colocado para amealhar mais alguns pontos na classificação do open, Pedro Pinheiro percebeu que estava em boas condições de disputar o sprint nos últimos 200 metros arrancou forte não dando hipótese à concorrência, logo a seguir chegou o grupo principal com os principais favoritos e onde estavam integrado Carlos e Luís Lameira.
Na classificação final Pedro Pinheiro foi o vencedor da classificação geral e masters30, sendo Carlos Lameira segundo classificado no escalão senior.

CLASSIFICAÇÕES COMPLETAS

SITE DA PROVA

18/06/2009

Maratona BTT "Montesinho 101" - Open Regional Maratonas

O "Montesinho 101" era sem dúvida a maratona btt mais aguardada das que integram o Open Regional de Trás-os-Montes, isto porque além da extensão (101 quilómetros), o calor que se fazia sentir, e os 3100 metros de subidas acumuldas eram indicativos da dureza, além do atractivo de ser praticamente toda disputada numa bonita área de parque natural.
Com um ligeiro atraso foi dada a partida simbólica no parque do eixo atlântico dentro da cidade Brigantina, sendo a partida real na saída Sul de Bragança.
Desde o início as marcações no terreno (placas com setas) não deixavam margem para enganos, no entanto, os participantes da maratona 101 à passagem do km 47 e após o segundo abastecimento depararam-se com as marcações deturpadas fazendo-os regressar a um ponto onde já haviam cruzado há 15 kms atrás, isto causou logo várias reclamações, na impossibilidade da organização de repor no imediato as marcações, motivou o regresso dos participantes a Bragança por estrada, tendo sido decidida a anulação do perurso e não atribuir pontuação nem classificação para o Open.
Da nossa equipa estiveram em prova António Lameiras nos 45 quilómetros, Nuno Miranda e Vítor Alves no percurso de 101 Km.
Sendo esta e outras provas do open pontuáveis para um ranking, devem as organizações entender que é da sua responsabilidade manter as marcações durante a prova e salvaguardar a verdade desportiva.
Uma palavra de incentivo para os organizadores (Associação de cicloturismo e ciclismo de Bragança e clubes associados), que até aqui tudo têm feito para promover e dignificar na nossa região o ciclismo na vertente todo-o-terreno

09/06/2009

Trofeo Concelho Soutomaior – sexta prova Open Galaico-português de ciclismo

A sexta prova pontuável para o Open Galaico-português de Ciclismo, organizada pelo Clube Ría de Vigo Vieirasa e a Federação Galega de Ciclismo, o “Trofeo Concello de Soutomaior” teve lugar no domingo na localidade galega de Arcade, contando com a participação de uma centena de corredores nas categorias “senior” e “master”.

Correu-se na distancia de 70 quilómetros com a disputa de uma meta volante em Soutomaior e um Prémio de Montanha na subida ao alto de Pontecaldelas, a chuva deu tréguas aos ciclistas durante a prova, no entanto, o piso molhado e escorregadio fez com que acontecessem algumas quedas aparatosas.

O pelotão acelerou desde o início de modo a que os velocistas e candidatos à vitória da camisola das metas volantes chegassem nas melhores posições para discutir esta classificação intermédia à passagem por Soutomaior. Seguiu-se a subida para o prémio de montanha que proporcionou vários ataques e a formação de um grupo na cabeça da corrida com 20 unidades, onde estavam Carlos Lameira e Pedro Pinheiro da equipa Skoda Irmãos Leite / Bicicar / Tourencinho, o primeiro a passar nesta contagem foi o ex-profissional Alejandro Magallanes (Mapfre Anca), o que lhe valeu no final a conquista da camisola de líder da classificação dos escaladores.
Na parte final, a cerca de 30 quilómetros do fim, Manuel Míguez (Caixanova) atacou forte numa pequena, mas dura subida, que lhe valeu chegar isolado à meta com 41 segundos de vantagem para o grupo perseguidor, onde terminariam Carlos Lameira na 5ª posição e Pedro Pinheiro na 11ª.
Carlos Lameira obteve assim o segundo melhor registo na classificação do seu escalão, e mantêm-se na segunda posição da classificação geral do Open Galaico-português de Ciclismo, tendo nesta prova ganho alguma vantagem em relação ao actual líder. Também José Magalhães obteve a segunda posição na classificação dos masters50.
A próxima prova deste open realiza-se a 21 de Junho na localidade costeira de A Guarda.

05/06/2009

Maratona BTT "Bilabiker's" - 4 atletas nos 10 primeiros

31 Maio foi a data escolhida para a realização da Maratona BTT Bilabiker's - pontuável para o Open Regional Trás-os-Montes, esta teve início e fim na Praça do Município e constava de 65 quilómetros de percurso.
A prova foi ganha por Manuel Melo (Liberty Seguros / Run & Bike Chaves).

Classificação atletas equipa Skoda Irmãos Leite / Bicicar / Tourencinho:

5º - Nuno Miguel Pinto Miranda

8º - Carlos Alberto Ferreira Lameira

9º - Luís Ricardo Ferreira Lameira


10º - Jorge Manuel Dias Machado

02/06/2009

José Magalhães conquista medalha bronze no campeonato nacional de Estrada (masters).

Grândola foi o palco escolhido para a realização dos Campeonatos Nacionais de ciclismo nos escalões master, a prova realizada no Domingo (31 Maio), contou com um numeroso pelotão de 164 corredores, divididos pelos três escalões. Entre os mais novos, os Masters A, a vitória coube ao antigo profissional e actual comentador televisivo Paulo Martins (Clube Ciclismo Salvaterra) cumprindo os 123,2 quilómetros da prova em 3h12m30s.

Nos master B Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço / Sintra Clube Ciclismo) sagrou-se campeão, gastando 2h33m40s para completar os 98,5 quilómetros da corrida. Com o mesmo tempo chegaram dois ciclistas da equipa da casa, Crédito Agrícola/Fundiarte/CC Litoral Alentejano. João Marques foi o segundo e Eduardo Madeira o terceiro.


Tito Timóteo (Aluvia/Valongo) revalidou o título de masters C, numa corrida em solitário que lhe valeu a vitória com 2m01s de avanço sobre o segundo e o terceiro, Daniel Barbosa (Sporting Clube Vila Verde) e José Magalhães (Skoda Irmãos Leite/Bicicar/Tourencinho), respectivamente. Tito Timóteo percorreu os 73,8 quilómetros em 1h54m28s.

Da equipa de Tourencinho estiveram ainda em prova mais quatro ciclistas no escalão de masters A, Pedro Pinheiro, Davide Oliveira, Rui Madureira e Carlos Martins, tendo este terminado no grupo da dianteira, no entanto, não conseguindo melhorar o resultado do ano anterior, havia sido quarto classificado.