Pesquisa rápida

23/03/2010

À descoberta do Azibo - 2ª Prova Open Regional Maratonas

Depois de uns dias de chuva intensa arrancou no Domingo em Macedo de Cavaleiros a 2.º prova do Open Regional de Maratonas da Associação de Ciclismo de Bragança, a partida deu-se sob um dia solarengo e com temperatura amena, na linha de meta contavam-se 130 adeptos desta vertente do BTT. Com breve mas cuidada observação às caras que a cada prova vão engrossando este pelotão, podemos perceber quem vai para passear e quem vai para competir, mas sempre num ambiente muito cordial e descontraído até ao momento em que se dá a ordem de partida, e aí, começa o frenesim dos primeiros kms até o folego acabar.
Até ao km 27 o percurso era comum com a meia-maratona, percorrendo uma boa parte do perímetro da maior barragem de terra batida da Europa, a barragem do Azibo, com a sua albufeira classificada como paisagem protegida e com um recorte geográfico singular que em nada se assemelha às albufeiras que nos habituámos a ver.

A partir deste ponto, onde alguns (poucos) puderam repor-se com sólidos e liquidos, no primeiro de uma serie de recheados postos de abastecimento, o percurso desdobrou-se, dando origem ao da maratona e meia-maratona. Por esta altura os ciclistas já se debatiam com problemas de sobreaquecimento, consequência do excesso de agasalho para o dia primaveril com que fomos brindados e das condições do piso, enlameado e barrento que obrigava a um sobreesforço para fazer andar as montadas.
No final, o único queixume que se ia escutando aqui e ali era mesmo da dureza do piso, para as pernas e para a transmissão, quanto a tudo o resto, 5 estrelas, comida e bebida à fartasana, brindes para todos, e como sempre, premios só para alguns, que grosso modo são repetentes.

Quanto às classificações, Francisco Anjos (Liberty Seguros/Run&Bike/ BTT C Chaves) repetiu a vitória da primeira prova em Freixo de Espada à Cinta, seguido do seu colega de equipa Francisco Fernandes, em terceiro lugar ficou Francisco Travassos (CAMIR). Da Equipa Skoda Irmãos Leite/ACRTX/Tourencinho Nuno Miranda foi o 4º classificado, classificando-se ainda Luís Lameira em 6º, Carlos Lameira em 8º, José Magalhães em 11º (1º veterano), Rui Madureira em 19º e Carlos Martins em 21º.

A próxima prova está agendada para o dia 25 de Abril com a "Rota da Liberdade" em Vila Flor.

Sem comentários: